segunda-feira, 2 de maio de 2011

SUSTENTABILIDADE INTERNACIONAL

Compatibilizar as dimensões econômica, social e ambiental surgiu na década de 1970 para resolver o dilema entre crescimento econômico, redução de miséria e preservação ambiental, como conseqüência, se arrasta até os dias de hoje.
De lá para cá, inúmeros relatórios e projetos entre as mais diversas nações foram desenvolvidos para se adotar nos países o que entendemos por Sustentabilidade. Dentre estes movimentos, destacamos o ocorrido no Rio de Janeiro, em 1992, conhecido como a Conferência da Terra e de onde se originou a Agenda 21.
Foi mais um ponto de partida usado para “abrir os olhos” dos Chefes de Estado presentes para a solidariedade internacional, e com a finalidade de criar-se um compromisso mundial devido à necessidade da adoção de medidas sustentáveis.
Emergimos da idéia de que problemáticas regionais e nacionais devem ser superadas para que possamos ter um resultado globalmente positivo sobre a preservação do meio ambiente.
O compromisso adotado através da Agenda 21 só será possível a partir do momento em que aceitarmos nossa realidade, e conseguirmos vislumbrar o futuro trágico que espera pelo planeta caso medidas como a detenção da prática de pesca destrutiva e o estabelecimento de áreas marinhas protegidas e redes, por exemplo, não sejam aceitas por todos os envolvidos no seu meio.
É uma questão local, mas que interfere no correto funcionamento do ecossistema do planeta.
Para efeito do exposto, citamos uma aliança estratégica ocorrida recentemente no continente africano, a assinatura da Declaração de Luanda por 52 ministros africanos. Isso aconteceu, por acreditarem na Saúde e Ambiente como provedores do bem-estar.
Desse modo, terminamos a reflexão com o pensamento da Ministra do Ambiente em Angola: "Não há metas impossíveis na trajetória de povos como o nosso, sobretudo quando temos dedicação e a decisão de fazer com que os desafios se tornem desafios comuns e consensuais. Vamos transformar desafios em tarefas e trabalho do nosso dia-a-dia, para podermos dar uma vida melhor ao nosso planeta.”
Material Consultado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário