sábado, 26 de março de 2011

Antidumping Sobre Objetos de Mesa


O GECEX (Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior) através da resolução nº 8 de 28 de fevereiro de 2011 resolve aplicar o Antidumping definitivo, sob forma de alíquota especifica fixa, sobre as importações brasileiras de objetos de mesa feitos de vidro (NCM 7013.49.00), quando originários da Argentina, Indonésia e República Popular da China. Essa medida vigorará por um período de até 5 anos e terá os seguintes parâmetros:
Produtor/Exportador                             Direito Antidumping (US$/kg)
Argentina - Rigolleau S.A                                  0,18
Argentina - Demais Produtores                         0,37
Indonésia                                                        0,15
China                                                              1,70

O Dumping é um sistema que permite ao país a defesa do seu mercado comercial, em face à concorrência desleal, que alguns produtos podem causar em decorrência da importação de um bem ou serviço cujo valor é abaixo daquele disponível no mercado.
Posso dizer que é uma medida protecionista do país importador.

Quando “fechamos os olhos” para a forma como um determinado produto entra em nosso país, podemos deixar o mercado deste produto muito fragilizado.

Os objetos de mesa importados pelo Brasil, por exemplo, e provenientes da Argentina, Indonésia e China alteraram o andamento interno das indústrias, o que ocasionou a queda da demanda do produto similar ofertado pela nossa indústria doméstica. Por conseqüência, decresceu a receita líquida obtida pela venda dos produtos de mesa, assim como o preço líquido médio das vendas.
Em contra partida o custo de produção somado as despesa operacionais aumentou.

Em última análise á relação custo/preço, concluímos que a indústria vendeu, mas com prejuízo. O emprego da produção e a massa salarial dos funcionários diminuiu, o que ocasionou o aumento do preço dos produtos em questão.Constatamos que o dumping a primeira vista, apesar de parecer uma medida extrema de protecionismo da indústria doméstica, faz-se necessário, tendo em vista a supressão causada em nossa economia.

Um comentário:

  1. Ainda temos no Brasil, muitos empresários, principalmente de micro e pequenas empresas, que desconhecem esse sistema e não atentam para isso no momento de precificar seus produtos.

    ResponderExcluir